Olá a todos!
É uma satisfação ter vocês por aqui! Então, vamos lá, porque agora vou contar um pouquinho sobre mim. Antes de mais nada, deixem-me me apresentar. Meu nome é Cristian, mas a galera me chama de KIT, uma homenagem ao carro da Super Máquina, porque, sério, eu era fanático quando era pequeno! 😄
Sou natural de Novo Hamburgo e vivi lá por 30 anos. Depois, decidi arriscar uma mudança para Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. Mas a vida me levou mais longe ainda, e hoje eu tô aqui, me aventurando em São Paulo!
Nasci em 1980, então, façam as contas aí hahaha. Comecei a me aventurar com computadores aos 26 anos, quando entrei como arte-finalista de anúncios em um jornal de Novo Hamburgo. Tive a sorte imensa de ser escolhido para uma vaga sem saber quase nada! E devo tudo a pessoas incríveis que me deram essa oportunidade, como a Sandrinha. Beijo, Sandrinha!!!
Depois disso, só subi na vida! Sempre estudei muito, de olho nas novidades, e com dedicação, as oportunidades apareceram. Lembro-me do Renato Rocha, que cuidava da TI no jornal, me vendo fazer uma abertura no 3Ds Max em 2006. Não lembro nem qual versão era! Fiz uma cortina de teatro se abrindo e refletores iluminando a logo do jornal, achei animal!!! E o Renato também, hahaha. Ele tinha uma produtora de eventos em paralelo e me chamou para uma conversa e perguntou se eu gostaria de trabalhar com ele na produtora. Ele deve ter visto algum potencial ali, vai saber, né!? Perguntou se eu queria aprender a editar no extinto Avid Liquid. Ah, que saudades... Larguei o jornal e fui me aventurar com vídeos. Aí começou meu caso de amor com a edição, especialmente depois de assistir ao documentário "The Cutting Edge". Aquilo abriu minha mente!
Sempre estudava muito, e até que ouvi falar de um tal de After Effects. Aí, meu amigo, ferrou!!! Quando isso aconteceu, eu já tinha passado de funcionário a sócio da produtora. Chamamos o irmão do Renato, que é um ótimo câmera man, e formamos a Mark. A logo era literalmente uma digital, hahaha. Tínhamos um diferencial bacana na época, entregávamos os DVDs dos eventos com umas capas trabalhadas, menus interativos feitos no DVD Architect, com animações de transição. As pessoas adoravam, e eu estava viciado no After. Tinha descoberto Andrew Kramer, Ayato Web e o fórum brasileiro Brasilinmotion. Estava bem maluco!
Vi que o mundo da animação dentro do After era muuuito amplo e resolvi me focar somente nele! Saí da produtora e foquei minhas energias como animador 2D dentro do After. Mas ainda sentia que precisava aprender mais, ter contato com uma galera que realmente estava vivendo as produções que eu ficava babando vendo!
Foi então que, pesquisando na internet, surgiu o nome de uma produtora, a Santa Transmedia, de POA. O trabalho dos caras era diferenciado! Mandei um e-mail pedindo uma oportunidade, mas sem esperança nenhuma. Afinal, os caras estavam anos luz de tudo que eu sabia fazer! Eles trabalhavam com a MTV, pensei, há! O não eu já tinha né? Já tinham se passado uns 3 meses, e eu nem tinha mais esperanças de uma resposta. Foi quando pipocou um e-mail da Santa, do Gustavo Gripe, CEO, dizendo que eles tinham um freela e queriam me testar! Imagina o pulo que dei! Esqueci que estava no trabalho e foquei no freela, hahaha. Dei o sangue, pesquisei todos os trabalhos dos caras, o estilo, e tentei seguir o máximo até onde minhas habilidades chegavam! Mandei o freela e fiquei de dedos cruzados! Por sorte, eles curtiram muito e disseram que gostariam de trabalhar mais vezes comigo. O sorriso era do Coringa quando li isso! Fui algumas vezes a POA (me perdi). Gustavo (Gripe) teve de me catar de carro porque não conhecia nada de POA, hahaha, nem fiquei vermelho de nervoso!
Fiz uns freelas lá presenciais e descobri um mundo novo. Era tudo muito foda! Eu era o cara de 30 anos de boca aberta com tudo aquilo. Foi aí que veio o convite para trabalhar com eles. Eu quase não acreditei, olhando para trás e lembrando dos perrengues para chegar ali! A Santa foi minha grande escola, aprendi muuuito ali e fiz amizades que hoje estão em produtoras e estúdios gigantes, como a Giant Ant, ILM, Ordinaryfolk, Nvidia, Titmouse, enfim... galerinha não brinca!
Depois de 3 anos na Santa, o negócio foi experimentar diversos tipos de produção e sempre aprender coisas novas em cada lugar. Varejão, endomarketing, publicidade, mídia social, séries animadas, enfim... de tudo, muita experiência e sempre focado na animação 2D dentro do After. Aprendi a me virar e a resolver todo tipo de problema, e hoje estou aqui nessa mesma luta, com mais de 13 anos de experiência nas costas. Sempre tentando me adaptar à velocidade das coisas, mas nunca perdendo os fundamentos, que acho ser a principal ferramenta!
Bem, confesso que, por vezes, sinto uma pontinha de frustração por não alcançar o mesmo patamar que meus amigos. No entanto, ao ver a dedicação e sucesso deles, sinto-me ainda mais motivado. Cada um de nós tem sua própria jornada, e a deles me inspira a persistir na busca pelos meus objetivos. A vida é uma montanha-russa de altos e baixos, mas estou pronto para enfrentar qualquer desafio que aparecer e continuar perseguindo minha felicidade ao longo do caminho.
Então, se você chegou até aqui e gostou da minha história e dos meus trabalhos, ficarei muito feliz em receber um e-mail seu! Podemos conversar sobre oportunidades ou qualquer outro assunto, seja relacionado à profissão ou não. Um abraço bem grande e obrigado pela sua paciência!
KIT 🚀